Dicas de como preencher a nota.

Emitir uma nota fiscal é uma tarefa de grande responsabilidade, uma vez que existem diversas informações a serem preenchidas corretamente. Saber cada uma das funções é mais do que importante para o dia a dia de sua empresa: é necessário. Com isso, montamos algumas dicas nesse post sobre duas etapas fundamentais na hora de se preencher a nota: a natureza da operação e o CFOP. Embora muitas pessoas pensem que os dois são a mesma coisa, eles não são, e vamos explicar o porquê.

Natureza da Operação

É a parte em que deve-se informar o que está acontecendo com o produto. Se ele estiver sendo vendido, a natureza da operação é “venda”. Se o produto está em consignação, é “remessa em consignação”. Ou seja, essa função descreve em que operações está envolvido o produto (compra, transferência, conserto etc). Lembrando que só é permitido uma natureza de operação por nota.

CFOP

O Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) ajuda a identificar a entrada e a saída de um produto, além de mostrar os estados que serão percorridos (ou se será dentro de um mesmo estado). Ele também determina a arrecadação dos tributos. Ele possui quatro dígitos, com cada um com seu significado. O primeiro refere-se à entrega ou à saída da mercadoria. O restante refere-se ao produto em si, se será vendido, consumido, ou se foi produzido e se é matéria-bruta. Caso queira consultar todas as possibilidades, basta acessar o site da SEFAZ e ver a lista completa.

Pode ter mais de um na mesma nota?

Sim, pode, contanto que os CFOPs possuam natureza semelhante. Por exemplo, venda e bonificação são diferentes mas não se anulam, portanto são semelhantes e podem ser geradas juntas (tratam as duas de venda, embora no primeiro caso seja pago e no outro seja dado). Porém, caso a natureza da operação for de devolução ou conserto e venda, deverão ser feitas duas notas distintas, uma vez que não são conceitos iguais, logo devem ficar separados. Aqui na Super Empresa, nós contamos com 1500 clientes ativos e satisfeitos, e trabalhamos com emissão de nota fiscal eletrônica. Para saber mais, clique aqui.

Related Posts

Leave a Reply