Problemas em não emitir nota fiscal

O empreendedor brasileiro possui diversas tarefas que devem ser seguidas para que sua empresa possa crescer corretamente e de maneira adequada. E uma dessas funções que sempre devem ser empenhadas com responsabilidade e disciplina é a emissão de notas fiscais. Caso você não emita nota e se orgulhe disso, deve pensar duas vezes antes de fazer isso novamente: é crime sonegar impostos e pode te trazer muitos problemas, como multas e até prisão! Abaixo, você confere os problemas que irão aparecer caso você não emita nota fiscal.

O que a Lei diz

De acordo com a Lei 8.137/90, não emitir a NF é uma infração que pode levar o empresário a ser processado por crime e até preso, dependendo do quanto foi sonegado e não emitido. Caso sofra multas, que são mais comuns, a quantia pode variar entre 10% e 100% sobre cada nota não emitida, o que pode ser acumulativo ainda. Além disso, é importante guardar as notas pelo menos por 5 anos, pois caso a Receita Federal fiscalize sua empresa, você tenha as notas em mãos.

O que pode acontecer com a sua empresa

Com punições pesadas sobre quem não emite notas, a empresa pode fechar para poder pagar as multas. Além disso, antes mesmo de receber as multas ela já pode começar a sofrer as consequências de não emitir nota. Isso fica evidente nos clientes, que podem passar a se afastar de seu negócio, já que você não garante um direito deles. Portanto, emita nota fiscal e mantenha seus clientes em um estado de confiança com você.

Como o banco lida com isso

Se você não declara corretamente o valor que sua empresa possui, você pode não conseguir fazer um empréstimo quando necessário, já que o banco entenderá que você não possui dinheiro para pagar a dívida. Além disso, o Fisco também não saberá quanto dinheiro você realmente possui, o que também trará problemas no futuro.

Como os fornecedores veem isso

Alguns fornecedores podem acabar se afastando de quem não segue as condutas que eles prezam. Com isso, você pode ficar seu materiais e não conseguirá entregar seus serviços corretamente. Assim, é um risco não emitir nota, já que pode atrapalhar o seu cotidiano de uma maneira quase que imprevisível

Conclusão

Sempre emita nota fiscal, mesmo que possa parecer uma perda de dinheiro e de tempo. Pois acredite: você está ganhando dinheiro e tempo, na verdade. E seja sempre transparente com seu cliente, pois assim sua empresa estará no caminho certo. Aqui na Super Empresa, nós contamos com 1500 clientes ativos e satisfeitos, e trabalhamos com emissão de nota fiscal eletrônica. Para saber mais, clique aqui.


Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *