Como recuperar uma nota fiscal

[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″ global_colors_info=”{}”][et_pb_row _builder_version=”4.14.7″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” width=”100%” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”4.14.7″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” global_colors_info=”{}”]

Emitir uma nota fiscal talvez seja uma das etapas mais importantes do cotidiano de quem possui empresa. E procurar guardá-las é uma etapa muito importante, uma vez que é obrigatório tê-las armazenadas por 5 anos após a data de emissão. Porém, algo desconfortável pode acabar acontecendo, seja um acidente ou um descuido, e alguma nota pode ser prejudicada e até perdida. Caso isso aconteça, não há porquê se preocupar. Confira abaixo algumas dicas do que você pode (e deve) fazer.

Primeiramente

Você deve acessar o Portal da NFe, que está localizado no site da Secretaria da Fazenda. É lá que todas as notas ficam guardadas, podendo ser consultadas e baixadas. Um detalhe importante: você precisa ter o Documento Auxiliar da NF-e com você (DANFE), pois nele está a chave de acesso (uma sequência de 44 dígitos) que precisa ser informada no portal, além do certificado digital precisar estar habilitado. Depois, basta baixar o arquivo XML.

Sem o DANFE, você ainda consegue recuperar sua nota fiscal. Dentro do site da Secretaria da Fazenda, existe um serviço de nome WebService de Distribuição. Nele, pode-se consultar qualquer nota fiscal emitida nos últimos 3 meses. Basta ter em mãos o CNPJ e o certificado digital da empresa.

Caso nem mesmo assim você consiga recuperar a nota, ainda há uma maneira mais complicada, mas possível. Como a legislação atual demanda que existam duas vias da nota, uma para o vendedor e outra para o comprador, basta entrar em contato com seu fornecedor e pedir a cópia da nota dele. O problema surge quando há um volume muito grande de notas a serem recuperadas e que são muito antigas, o que pode atrapalhar e incomodar seu fornecedor, dependendo da relação entre ambos. Além disso, é obrigatório informar o número e a série da nota.

Um detalhe que deve ser mencionado é que nem todos os documentos da nota fiscal são disponibilizados através do download no Portal da NFe. Alguns desses são: registro de passagem, conhecimento de transporte (CTe), registro de passagem, manifestação do destinatário, emitente da NFe, carta de correção etc.

Esperamos que com essas dicas você saiba o que fazer quando precisar recuperar uma nota. E que tal contar com um sistema que nunca te deixará na mão? Venha conhecer a Super Empresa, que conta atualmente com 1500 ativos e satisfeitos. Trabalhamos com nota fiscal, SAT e te atenderemos da melhor maneira possível. Para saber mais, clique aqui.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Related Posts

Leave a Reply