empresário analisando seu negócio

Saia da Rotina e Comece a Vender Mais

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No artigo de hoje você vai conferir algumas dicas inovadoras sobre como deixar de apenas pagar suas contas e começar a vender cada vez mais.

A rotina é um costume perigoso. Ao mesmo tempo em que nos aperfeiçoamos em determinada atividade, acabamos fechando os olhos a outras oportunidades e, muitas vezes, ligamos o piloto automático e perdemos a iniciativa de buscar novidades no nosso dia a dia. Estar na “zona de conforto” é, de fato, uma posição cômoda, controlada e que não apresenta nenhum risco aparente. O problema é que essa situação inibe o desejo de crescimento e a iniciativa de desenvolver projetos pessoais ou investir em alguma ideia diferente.

Nós já falamos aqui no blog sobre iniciativas disruptivas – ideais inovadoras que revolucionam modelos de negócio e setores econômicos inteiros – e sabemos que não é possível ter uma inspiração dessas todos os dias – se fosse, elas não seriam tão especiais, certo? Mas você já parou para pensar que pode estar trabalhando só para pagar as contas? Se esse é o caso, por que não tentar algo diferente?

 

Por onde começar?

Você pode começar determinando um objetivo. Pode ser um percentual de crescimento da sua empresa, a compra de alguns equipamentos, a economia de determinada quantia de dinheiro ou até a criação de um projeto paralelo. Depois, vem a parte mais importante: o que você deve fazer para conseguir atingir esse objetivo? Quais são os passos que você precisa seguir para que consiga cumprir a meta que determinou? Quanto tempo e quais recursos você deve investir?

 

Diversifique-se e evolua com o seu negócio

O simples ato de imaginar uma mudança e desenhar um caminho para alcançá-la te provará que há espaço para empreender e crescer – e isso criará uma inquietação que te motivará a deixar a zona de conforto. Se você enxergou uma oportunidade e se planejou para torná-la possível, você não vai deixá-la passar, não é?

Especialmente em um contexto de desenvolvimento tecnológico intenso, com infinitas ferramentas e possibilidades de inovação, o leque de oportunidades também se mostra cada vez mais amplo. Os profissionais estão cada vez mais capacitados e muitas pessoas aproveitam esse cenário para empreender – o que significa que quem não acompanha as mudanças acaba ficando para trás. Assim, a motivação para buscar algo novo se torna ainda mais essencial para quem não está feliz com o marasmo da rotina de trabalho.

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Como cuidar de sua empresa

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No dia a dia de uma empresa, é fundamental cuidar de tudo que acontece. Desde imprevistos e complicações até eventuais compromissos, ter o controle permite uma boa gestão. Contudo, muitas vezes pode parecer difícil ou mesmo enigmático por onde começar, que ponto destacar e o que fazer. Abaixo você confere algumas dicas que podem te ajudar!

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Faça limpezas constantes

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Muitas vezes, cuidar da sua empresa pode exigir uma atuação não só na parte comercial, como também na parte estrutural. Com isso, é imprescindível haver um cuidado com a limpeza do seu local de trabalho, uma vez que isso agrega valor e qualidade.

Contratar um profissional na área é o mais recomendado (no caso, faxineiros), mas se for necessário, pode ser realizada por você mesmo, em horários não comerciais. O mais importante é mostrar ao seu cliente que você preza por um cuidado e um zelo onde você exerce sua profissão.

Talvez o setor que mais exija uma atenção redobrada seja o alimentar (restaurantes, bares, padarias), visto que impacta diretamente não só na apresentação do local como também na qualidade deste. Portanto, foque sempre no que é mais básico: a aparência do seu negócio.

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Renove o espaço com prudência

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Mudanças são mais que bem-vindas em um ambiente empresarial, ainda mais quando melhoram a relação entre empresa e cliente. Para isso, é necessário também valorizar e aprimorar a relação entre a empresa e seus funcionários, visto que são eles que tornam a relação com o cliente possível.

Sendo assim, renovar o espaço é importante, buscando priorizar o que está atrapalhando e o que pode ajudar. Uma padaria, por exemplo, que busque expandir no mercado e aumentar suas vendas tem a possibilidade de investir em mesas para consumo local. Já se preferir se manter apenas em delivery, deve investir em equipamentos modernos e mais rápidos, como também motoboys, tornando o processo rápido e dinâmico.

Contudo, essa atualização de cenário não pode soar desnecessária ou extravagante, além de que deve concordar com a proposta do seu negócio. Portanto, busque o máximo de equilíbrio entre orçamento e proposta possível.

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Realize reuniões agradáveis

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Discutir com sua equipe as melhores abordagens para determinados problemas e situações é uma boa prática. Não só possibilita o diálogo entre todos e a adesão de novas ideias, como também com que seus funcionários se sintam mais valorizados. Assim, trabalhar na empresa passa a ser viver na empresa, isto é, exercer um papel útil e construtivo. Resumidamente: quanto mais o seu funcionário perceber que é considerado como alguém importante na sua empresa, melhor ele trabalhará. 

Claro que, por mais que dar valor ao seu trabalhador seja primordial, deve-se tomar cuidado para não deixar o posto de chefe. Pois, uma vez que isso aconteça, o respeito e a compreensão podem ser substituídos pelo desrespeito e pelo confronto. Dar muita liberdade pode acabar por desestruturar a hierarquia interna de uma empresa.

Portanto, tente ser o mais diplomático possível: ouça quando for possível; fale o que for necessário; e seja respeitado sempre.

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Distribua sua equipe de modo prático

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Dentro da organização de uma empresa, existem cargos que são melhor executados por determinadas pessoas. As mais receptivas e atenciosas, por exemplo, preferem ficar na recepção e no atendimento direto ao cliente (na entrada e saída, respectivamente). Já os que preferem ajudar os clientes com problemas técnicos ou no setor de suporte, podem ficar desconfortáveis, ou mesmo inoperantes. Assim, preferem espaços mais privados, ou até de mesmo contato.

Portanto, distribuir sua equipe adequadamente é fundamental para todo o funcionamento da sua empresa. Uma oficina mecânica, por exemplo, precisa de funcionários para atender a clientela e para fazer os reparos automobilísticos. Claro que é possível um mecânico desempenhar as duas funções, mas acaba tomando-o tempo e serviço. Do mesmo modo, deixar um funcionário com diversas tarefas trabalhosas pode ser desfuncional, visto que ele não conseguirá atuar com plena capacidade.

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Dicas de como vender mais

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Atenda online

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Hoje em dia, o mundo está online, seja através das redes sociais, seja através dos e-commerce. Lojas como Magazine Luiza, Mercado Livre e Amazon possuem grande parte (se não quase tudo) dentro da internet, realizando vendas e divulgações online. Logo, investir nisso é mais que positivo. Um marketing no Instagram feito por uma hamburgueria, por exemplo, alcança muito mais clientes do que alcançaria se feito por panfletagem ou apenas o boca a boca. Ou mesmo anúncios no Google, que permitem que sua loja virtual fique em evidência e destaque na busca. Portanto, busque essa inovação, e tenha paciência para a aplicar, pois o que se colhe vale a pena.

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Foque no seu público mais fiel

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O público mais fiel acaba sempre sendo aquele que compra com você por gostar não só do seu produto, mas também do seu atendimento e serviço. Portanto, dê atenção para esse público, mostrando que você se importa com ele. Isso pode ser feito através de cupons de desconto exclusivos, promoções únicas e até mesmo brindes espontâneos. Claramente o foco não é “comprar” o cliente, mas demonstrar que você tem apreço para com ele. Assim, suas vendas podem se manter com tranquilidade.

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Diversifique seus produtos

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Quanto mais produtos você vende, melhor será seu faturamento no mês, pensando em um crescimento em conformidade com uma oferta maior. Uma loja de sapatos, evidentemente, terá um lucro maior se tiver uma grande variedade de sapatos e opções. Contudo, é preciso tomar cuidado para não deixar com que isso se torne um empecilho para o aumento de faturamento. Comprar muitos sapatos para vender depois pode ser ineficiente se não houver público para os adquirir. Portanto, foque no que cabe no seu bolso, no que é possível, e no que será mais lucrativo.

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Entregue sempre o prometido

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Pode parecer estranho, mas é fato: o que foi comprado deve ser entregue. Imagine-se no lugar de seu cliente: ele adquire uma mercadoria e você não a entrega, deixando-o desconfortável. Nesse cenário, para haver um entendimento amigável entre as partes, cessões por parte do vendedor podem ajudar, embora não sejam infalíveis – desde oferecer desconto na próxima compra ou não cobrar o frete, por exemplo. O melhor, claro, é entregar conforme o combinado, evitando qualquer dor de cabeça futura e qualquer desentendimento. Contudo, se isso vier a acontecer, tente ser o mais empático e paciente com seu cliente, pois um cliente insatisfeito é, na maior parte dos casos, um cliente perdido. Portanto, faça a sua parte, e, se necessário, mais que a sua parte.

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Como um sistema de Gestão te ajuda a inovar

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Além das dicas sugeridas, uma opção fortemente viável e funcional é a utilização de um sistema de gestão, que te permite gerenciar sua empresa sem complicações e com praticidade. Confira abaixo algumas das vantagens!

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Use pelo celular, onde quiser

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Muitas vezes, gerenciar uma empresa é estar em constante movimentação. Ir de um lugar para outro, buscar mercadorias, atender clientes ou simplesmente descansar em casa para pensar no dia seguinte. Com isso, o uso de um programa limitado a um dispositivo (computador, por exemplo) se torna um incômodo. Com sorte, hoje em dia essa configuração mudou, e tudo é mais acessível. Assim também é o sistema de gestão, que pode ser acessado do celular ou do dispositivo, a qualquer momento. Além disso, caso rode na nuvem, não exige a instalação no dispositivo usado! Isso tudo torna a vida do empreendedor mais ágil e dinâmica, além de mais fácil.

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Seus dados ficam salvos na nuvem

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A pior coisa que pode acontecer com alguém que gerencia algo é perder todos os dados armazenados. Uma pilha de documentos molharem, por exemplo, aterroriza a qualquer gestor. Ou mesmo alguém que perde o papel onde fez diversas anotações pode sentir que fez tudo à toa. Por sorte, com um sistema de gestão, a chance disso praticamente some. Pois, se ele salvar os dados na nuvem, a chance de perda é pequenina, visto que seus dados ficam armazenados digitalmente em um servidor próprio, e não no seu dispositivo. Mesmo que seu celular ou computador pararem de funcionar, você ainda pode ter em mãos seus dados, evitando muitas dores de cabeça!

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Emissão de relatórios facilitada

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Saber como foi o andamento de sua empresa ao longo de um período de tempo pode ser algo que você deseje. Contudo, saber isso é fazer cálculos e anotações constantes e até mesmo propensas a falhas. Com um sistema de gestão, o programa faz as contas para você, sem erro, sem complicação. Basta emitir o relatório que desejar (de entrada e saída, relação de custo e venda, por exemplo) e pronto, você já sabe o que aconteceu em sua empresa! Além disso, dá para filtrar por tempo, permitindo a visualização de um mês, uma semana ou mesmo um dia. Prático, rápido e seguro.

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Loja virtual integrada

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Como dito anteriormente, vender na internet é mais que recomendado nos tempos atuais. Mas isso pode, muitas vezes, parecer algo distante ou mesmo impossível, visto a complexidade de se fazer algo assim. Porém, com uma loja virtual pronta e operante em poucos dias, você não precisa se preocupar em criar, somente em usar. Basta lançar os produtos nela, alertar seus principais clientes, e pronto! Não só clientes novos podem se interessar (o marketing digital nessa hora ajuda muito), como também clientes já antigos, que antes não compravam tanto quanto queriam por conta de não ser algo online. Além disso, a loja virtual, quando integrada com o sistema de gestão, permite que toda a movimentação de estoque que acontecer na loja seja registrada automaticamente no sistema, facilitando sua vida e a do cliente.

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Conclusão

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Como visto nesse post, sair da sua rotina e fazer o que muitas pessoas sequer sabem como fazer é um diferencial e tanto. Se você quiser ter mais um diferencial, os sistemas da Super Empresa te permitem alcançar esse sonho. Clique aqui e saiba mais!

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