Venda produtos exclusivos e aumente seu faturamento

Um dos principais indicadores da saúde de uma empresa é o seu Faturamento. Por isso, é de suma importância estar atento e acompanhando as vendas. No artigo de hoje você vai entender alguns conceitos e práticas, que se aplicadas, vão te ajudar a aumentar o faturamento da sua empresa!

“Só amanhã! É só amanhã nas Casas Bahia”. Quantas vezes você já ouviu essa propaganda? Para atrair a atenção do cliente, uma das maiores lojas de departamentos do Brasil se apoia, há décadas, em um princípio simples e muito eficiente: a ideia de exclusividade.

O ser humano tem, naturalmente, um desejo pelo que é raro. Perceba, no seu dia a dia, quantas notícias e curiosidades são publicadas a respeito de fatos únicos e efêmeros. Ciente disso, o mercado se utiliza dessa característica para catalisar os negócios há centenas de anos.

diversas formas de decolar suas vendas ao ativar o gatilho mental dos seus clientes. As técnicas buscam, basicamente, tirar o potencial comprador da zona de conforto que é o tempo indefinido para realizar a decisão de compra.

Limite seus produtos para atrair a atenção do cliente

Se você divulgar uma oferta com um número limitado de produtos, a chance de vendê-los rapidamente é muito alta. Os clientes têm muitos recursos para pesquisar preços, mas nem sempre o produto com o menor custo é o escolhido. Nesse contexto, um produto barato e com unidades limitadas tem muito mais chances de fisgar o cliente.

Além dos produtos, a limitação de tempo também é uma estratégia interessante. Como no exemplo das Casas Bahia, que escolhe um dia específico da semana para realizar suas promoções. Aliás, essa é outra vantagem da limitação por tempo: o reforço de um dia da semana específico como um momento de promoção cria uma identidade que grava sua marca na cabeça do cliente. O Brasil todo sabe que segunda-feira é dia de promoção nas Casas Bahia. Imagine o reflexo que essa informação tem nas vendas da empresa!

Preço x valor

A naturalidade do interesse por oportunidades únicas retira do preço do produto a responsabilidade total na decisão de compra do cliente. É claro que não faz sentido divulgar uma promoção com limitação de produtos ou de tempo se você não vai oferecer um desconto bom ou facilitar as condições de pagamento para o cliente, mas a ideia de chance única, por si só, já aumenta o valor que o cliente dá para o seu produto.

Erros cometidos na tentativa de aumentar o faturamento

Que é desejo de todo empresário aumentar seu lucro e crescer, isso é fato. Agora, a maneira correta de fazer isso é a grande charada. Na verdade, existem diversas maneiras corretas, cada qual ao seu modo e estilo. Contudo, há também várias maneiras incorretas de tentar melhorar seu faturamento mensal, e algumas dessas serão apresentadas aqui.

Economizar no essencial

Não adianta, o que é essencial para a sua empresa deve ser o que mais recebe investimento por parte da própria empresa. No ramo de colchões, por exemplo, o que ditará sua qualidade frente ao mercado é desde seu atendimento e suporte, até a qualidade dos colchões e afins. Porém, o que mais é essencial nesse caso é o colchão em si.

Economizar na qualidade dos colchões, isto é, somente vender colchões de baixíssima qualidade, fará com que seu negócio, por mais que economize no começo, perca dinheiro a longo prazo, o que era justamente o não desejado. Portanto, invista corretamente naquilo que é essencial para a manutenção e qualidade do seu negócio.

Desvalorizar seu cliente

O cliente movimenta qualquer empresa, desde a mais qualificada e conhecida, até a menos comentada. Nessa mentalidade, é ele que irá determinar o quanto você lucrará no final do mês, o que faz o cliente peça fundamental em todo o funcionamento de um negócio.

Destratar seu cliente, menosprezar a atenção que ele exige, não tratar com qualidade o tempo que ele investe no seu espaço comercial, tudo isso faz com que ele meramente saia e gaste o dinheiro dele em outro lugar. Claro que, por mais que o cliente não deve ditar tudo e nem sempre estará certo no que pede ou exige, o tratamento para com ele sempre deve ser educado, honesto e atencioso.

Desvalorizar seu funcionário

A menos em casos muito específicos e drásticos, o tratamento com o funcionário sempre deve buscar a compreensão mútua entre contratado e contratante, isto é, o jogo limpo entre o empregador e seu empregado. Remunerar mal um funcionário faz com que o desempenho dele caia junto com as vendas. Do mesmo modo, tratar mal um funcionário, seja na fala seja no comportamento, faz com que ele se desvalorize e passe a não mais representar a empresa, afetando até mesmo a imagem dessa perante o mercado.

Portanto, seja justo com seu funcionário e trate-o com respeito, mesmo que isso possa parecer difícil em certos momentos. Como foi visto, construir uma estratégia sólida de promoções que se utilize bem das limitações e saiba como ganhar o cliente com ações pontuais é uma atitude que pode fortalecer a sua empresa e alavancar – e muito – as suas vendas.

Como melhorar seu faturamento

Na hora de vender, o lucro é o mais importante dos objetivos, já que ele ditará se toda a transação foi suficiente ou não. Contudo, esperar que seu faturamento aumente como em um passe de mágica, sem nenhum esforço ou estratégia envolvidos, pode ser frustrante e até mesmo insustentável.

Com isso, certas medidas possibilitam que você aumente seu lucro sem precisar mudar drasticamente de área ou de atuação. Abaixo, você confere algumas ferramentas que podem te auxiliar a aumentar seu faturamento.

Sistema de Gestão

Um sistema de gestão ajuda o empresário a organizar a vida de sua empresa, desde a entrada e saída de mercadorias até o faturamento total de um determinado período (semana, mês, ano). Logo, possuir um sistema ajuda no controle de faturamentos e despesas, além de possibilitar um planejamento melhor e mais eficiente.

Existem diversos sistemas de gestão pela internet, desde gratuitos até pagos, com funcionalidades variadas e semelhantes entre si. Contudo, existem alguns recursos que tornam o sistema diferenciado e melhor para o uso. Abaixo você confere alguns.

Relatórios específicos

Por mais que sua empresa seja pequena e não possua grande circulação de mercadorias, é imprescindível saber como se deu essa movimentação, quando, por quanto etc. Com isso, a emissão de relatórios específicos e detalhados facilita a compreensão do balanço geral da empresa.

Existem diversos tipos de relatórios. Um deles é o relatório de produtos vendidos, em que todos os produtos são elencados de acordo com sua venda. No caso, se for desejado ver quais foram os produtos mais vendidos, isto é, os que mais saíram. Ou ver quais foram os produtos menos vendidos, isto é, os que menos saíram. Assim, você pode saber o que priorizar e o que deixar em segundo plano.

Há também o relatório de lucro dos produtos, em que esses são disponibilizados de acordo com o faturamento a mais que renderam. Aliado com o relatório anterior, possibilita um controle de gastos melhor.

Análise de vendas

Toda empresa que busca aumentar seu faturamento precisa saber o que mais vendeu. Além disso, saber quando mais se vendeu, por onde mais se vendeu etc, auxilia no planejamento das próximas semanas, dias e meses.

Com essa função, é possível conferir quantos produtos foram vendidos e quantos clientes compraram, por exemplo. Também, é possível ter todas essas informações dispostas em um gráfico, possibilitando uma melhor visualização.

Controle de estoque

Um bom controle de estoque é mais que fundamental para quem quer vender em quantidade, com qualidade. Para isso, ter um sistema de gestão ajuda muito, uma vez que controlar um estoque não é uma tarefa fácil, mesmo que esse seja pequeno, com poucos volumes.

Informações úteis, desde quantidade de produtos, localização de volumes no estoque, saídas e entradas, enfim, aparecem como funções úteis em um bom sistema de controle de estoque.

Isso tudo auxilia e muito no faturamento de uma empresa, visto que traz dinamismo para a empresa, facilitando todo o trâmite de venda e lucro.

Controle de estoque

Possuir uma loja virtual torna suas vendas muito mais fáceis e possíveis, já que praticamente toda a sua clientela está online, a todo momento. Desse modo, integrar uma loja virtual a um sistema de gestão ajuda em todo o seu planejamento, além de dinamizar toda a operação de vendas e controle.

Com a loja virtual, você pode anunciar na internet e vender online, sem complicações e empecilhos. Muitas vezes, ela já vem pronta, possibilitando sua ativação e atualização de maneira rápida e funcional.

Além disso tudo, existem diversas funções que a loja virtual possui que podem te ajudar a gerenciar melhor sua vida empresarial. Algumas delas você confere logo abaixo.

Cupons de desconto

Usar cupons de desconto é uma estratégia que praticamente todas as empresas atuais do mercado empregam, para atrair novos clientes ou para manter velhos clientes.

Dentro da loja virtual, é possível criar os cupons que desejar para serem aplicados nas compras pelos clientes. Também, há como nivelar quem pode usar (clientes novos, por exemplo) e quais produtos podem receber desconto (somente sandálias ou todas as roupas masculinas, por exemplo).

Ofertas temporárias

Promoções sempre atraem clientes, quanto mais promoções de curto período e sazonais, como Black Friday, Dia das Mães, Festas de Fim de Ano, etc. Portanto, poder aplicar essas ofertas temporárias à sua loja virtual trará mais clientes e será eficiente e lucrativo durante todo o ano.

Você pode até mesmo criar suas próprias promoções, de acordo com sua disponibilidade e preferência. Por exemplo, se o seu estoque de produtos esportivos estivesse baixo, você poderia criar uma “queima de estoque”, aplicando promoções com uma determinada duração e porcentagem.

Produtos novos em destaque

Disponibilizar produtos novos à venda é uma tarefa árdua, visto que se eles não forem destacados corretamente podem ser ignorados e deixados de lado, fazendo com que fiquem parados no estoque.

Na loja virtual, você tem uma função disponível que permite colocar os produtos novos em uma aba de “novidades”, o que garante que seus clientes sempre saberão o que entrou no seu estoque e já está disponível à venda.

Se você tiver uma livraria, por exemplo, saberá que a busca por títulos novos é um grande movimentador de caixa. Com isso, deixar todas as entradas à mostra da sua loja virtual ajuda na venda geral.

Sacolinha do Instagram

Fazer propagandas nas redes sociais é uma das melhores maneiras de atrair o seu cliente, uma vez que grande parte das pessoas hoje usam redes sociais (Facebook, WhatsApp, Instagram e outras). Logo, levar seu produto às redes é uma excelente estratégia de vendas. Algo que a loja virtual te possibilita é unir a rede social com a própria loja, fazendo com que seus produtos estejam disponíveis no Instagram e facilitando a venda.

Por exemplo, supondo que você comercialize roupas, postar fotos e detalhes das peças no Instagram aumenta sua visibilidade e chance de venda. Mas ainda assim, o Instagram não é sua loja virtual, o que pode gerar uma complicação no ato da venda. E é aí que o recurso “sacolinha” entra em cena. Com ele, o cliente pode clicar na opção de compra diretamente do Instagram e o pedido será feito automaticamente dentro da loja virtual, a fim de ser finalizado e pago.

Tudo isso torna o processo de venda dinâmico, já que possibilita uma estratégia de marketing dentro do Instagram com venda integrada, facilitando a vida do seu cliente e a sua.

Conclusão

Encontrar um sistema de gestão funcional e barato é uma dificuldade de grande parte dos empresários. Apesar das diversas opções de software no mercado, o usuário tende a se deparar com os mesmos problemas de sempre: Interface complicada, Custos adicionais para implementação do sistema ou liberação de recursos, falta de atendimento e suporte demorado, dentre outros problemas.

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