Perigos em sonegar impostos e não emitir nota fiscal

No Brasil, a incidência de vários impostos sobre basicamente tudo que o brasileiro conhece faz com que muitos se revoltem e resolvam não pagar seus impostos. A princípio, pode parecer uma ideia interessante, mas acredite: isso só dará dor de cabeça para você. Não pagar impostos é crime, sujeito à multa e detenção, em alguns casos. Além disso, você pode acabar fazendo parte de um caixa 2.

O que é Caixa 2?

É quando ocorre movimentação de dinheiro paralela ao que foi informado pela empresa (pública ou privada) ao Governo. Com isso, vender sem nota fiscal torna sua empresa criminosa. Entenda que qualquer valor não informado ao Governo faz com que ele perca o controle sobre a cobrança de impostos, ocasionando a sonegação por parte da empresa. Além disso, não há como ele saber para onde esse dinheiro supostamente foi, o que pode figurar corrupção e desvios.

Devo vender sem nota?

Pode parecer algo recompensador no começo, já que você conseguirá um preço baixo sem muitos impostos, o que pode atrair mais clientes. Contudo, com o tempo o problema aumentará, pois uma simples verificação da Receita Federal em sua empresa pode ocasionar multas que multiplicam o valor da nota não emitida e até prisão.
Portanto, a resposta é clara: não venda sem nota. Outro grande incentivo para isso é pensar que, caso sua empresa declare menos do que realmente possui, ela sempre será vista como pequena e não receberá os benefícios de uma empresa grande. Assim, você terá sua situação financeira correta disfarçada.

Os impostos não podem te impedir

Embora o Brasil seja um país com altas cargas tributárias, tentar fugir delas não é a melhor e mais adequada solução. Uma maneira é ter sua empresa enquadrada corretamente na legislação, evitando o pagamento de alguns impostos. Se resolver fazer isso, procure um profissional contábil.

Cuidado com a sonegação

Diante dessas dicas, de forma alguma tente sonegar. Pode parecer bom no começo, mas a punição é grave. A multa pode chegar a ser até 5 vezes o valor do imposto, e pode-se pegar até dois anos de detenção. Para sair da detenção, é necessário pagar uma multa até 10 vezes o valor da sonegação.
Ou seja, emita notas fiscais e evite a todo custo deixar sua empresa para trás. Já conhece a Super Empresa? Contamos com 1500 clientes ativos e satisfeitos. Para saber mais sobre nota fiscal, clique aqui.

Related Posts

Leave a Reply