Menos pode ser mais: ofereça serviços e produtos padronizados e venda mais

Sempre que o assunto em questão é a potencialização das vendas de um empreendimento, há artifícios que logo são mencionados, como descontos e promoções. Essas técnicas são extremamente úteis caso sejam bem utilizadas. É necessário, no entanto, enriquecer o repertório estratégico dos negócios. Um expediente que pode ter grande influência no faturamento de uma empresa e ainda otimizar tempo e trabalho é oferecer serviços e produtos padronizados e limitados. Vamos refletir sobre um cenário corriqueiro entre os consumidores.

Quem nunca se sentiu confuso ao analisar um catálogo exageradamente diversificado, que exibe muitos produtos com pequenas – e até insignificantes – variações? Pois é! Este tipo de desconforto também ocorre quando contratamos um serviço extremamente personalizado, mas não sabemos ao certo o que esperar como resultado final e quais serão nossos benefícios no negócio.

 

Inove e fuja do óbvio

Inverter essa lógica e caminhar na contramão da diversificação e da customização pode ser mais sensato e rentável para o seu empreendimento. Padronizar os serviços e os preços, assim como limitar a lista de produtos, são ótimas iniciativas para facilitar o entendimento dos clientes e atender a um público amplo e heterogêneo. Dessa maneira, as dúvidas no momento da compra são minimizadas, os consumidores economizam tempo e realmente compreendem as possibilidades e vantagens do produto ou serviço que estão adquirindo.

Os empreendedores também se beneficiam com esse método. Esforços despendidos para a expansão de catálogos são reduzidos e o desgaste com negociações e explicações para clientes são evitados.

Portanto, lembre-se desta importante dica: limpe o seu catálogo e ofereça soluções globais. Assim, seu empreendimento estará atendendo às demandas do público e do mercado e não às exigências de indivíduos.

 

Limitar x diversificar

Para entendermos as diferenças básicas entre padronização/limitação e diversificação, basta uma simples observação sobre o atual mercado de smartphones.

Vamos usar como exemplo a Apple, referência no mercado quando o assunto é qualidade em eletrônicos. A multinacional norte-americana apostou na padronização desde o seu princípio e se deu muito bem. Com apenas um celular – o iPhone, com alterações apenas nos modelos atualizados e poucas distinções de dimensão e memória. Mesmo sem variedade, a qualidade e o caráter global do produto conquistaram o mercado mundial. Além disso, a Apple ainda fideliza e encanta seus clientes por proporcionar experiências únicas com seus serviços.

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