Com a popularização dos smartphones e o avanço da tecnologia, o mundo se tornou cada vez mais digital. O comércio eletrônico aproveitou-se dessa onda e nunca esteve tão fortalecido. É por isso que aprender como vender pela internet é uma grande oportunidade para seu negócio.
Algumas das vantagens claras que você ganha vendendo online são:
- Baixo custo: Se você comparar com um espaço físico, o custo de uma loja virtual é baixíssimo. Aliás, quando você começa a vender pela internet os seus gastos são bem próximos de zero. Não tem por que não fazer essa aposta, certo?
- Grande alcance: Ao vender pela internet, você estará atingindo clientes de todos os cantos do país (e até de fora, dependendo da sua loja). E mais: seu negócio estará aberto 24h por dia, mesmo que você não esteja gerenciando a loja a todo tempo.
- Autonomia: Existem inúmeros segmentos e nichos que você pode vender. Como você tem a chance de alcançar muitas pessoas, é possível ser bem específico na hora de escolher o setor, além de poder optar por algo que seja do seu interesse e que vá ao encontro de suas habilidades.
Já deu para ter uma ideia dos benefícios de vender online, certo? Então agora é a hora de colocar tudo isso em prática e aprender como vender pela internet de fato!
Os principais canais de venda do e-commerce
Se você deseja vender pela internet, o primeiro passo é analisar quais canais você irá utilizar para isso. É possível optar por mais de uma alternativa, mas tenha certeza que você vai conseguir gerenciar esses diferentes canais.
Dito isso, as suas principais opções são:
Loja virtual
É a principal alternativa para quem quer vender pela internet. Também é o canal que dá maior credibilidade para o lojista. A grande vantagem (e o que diferencia das outras opções) é que com a loja virtual você tem um espaço que é só seu. Isso permite que você personalize sua marca, crie uma identidade e mostre seus diferenciais diante da concorrência.
Se você optar por criar uma loja virtual, você terá um site exclusivo para seu negócio. Por meio dele, você poderá proporcionar uma experiência completa ao cliente, da apresentação do produto até o pagamento.
Uma loja virtual também permite que você crie diferentes “páginas” para seu negócio. Ou seja, você pode dividir seus produtos em categorias, criar uma seção para falar sobre a empresa e até um blog para postar conteúdos relevantes ao seu público.
Marketplace
O Mercado Livre, a B2W ou a Magalu são exemplos de marketplaces. Trata-se de um ambiente que reúne marcas e vendedores em um só local. Como são grandes players, eles conseguem oferecer uma boa visibilidade para quem vende nesses canais, inclusive aparecendo nos primeiros resultados das buscas no Google.
Porém, logo de cara é possível encontrar algumas desvantagens nesse sistema. Primeiramente, você estará lado a lado com outros concorrentes. Ou seja, oferecer um preço competitivo é primordial se você deseja vender em marketplaces.
Em segundo lugar, sempre há uma comissão cobrada por esses canais, então você não ficará com todo o dinheiro da venda. Por fim, como não é um espaço exclusivamente seu, não existe grandes possibilidades de personalização. Ou seja, você não consegue criar uma loja com a “cara” da sua marca.
O marketplace pode ser uma boa alternativa para ganhar mais visibilidade e complementar a venda na loja virtual.
Redes Sociais
O Instagram Shopping e a Loja do Facebook são recursos relativamente novos para quem deseja vender pela internet. É outra opção bastante interessante, mas que também serve mais como complemento à loja virtual.
Isso porque, em ambos os casos, o usuário deve ser redirecionado a um site para finalizar a compra. Dessa forma, você vai precisar de um link fora das redes sociais para de fato concretizar o negócio.
Outra limitação no Instagram, por exemplo, é que o recurso só está disponível para marcas que tenham mais de 10 mil seguidores. Ou seja, não é uma alternativa viável para quem está começando.
Como vender pela internet em uma loja virtual?
Como você pode perceber, o ideal é ter uma loja virtual mesmo que você opte por vender também por outros canais. Para isso, é importante estar atento aos seguintes passos:
1- Escolha a melhor ferramenta
O primeiro passo para criar uma loja virtual é escolher a plataforma que você irá usar. Você também pode contratar um desenvolvedor ou uma empresa especializada para isso, mas geralmente essa é uma solução mais cara e demorada do que usar algumas soluções prontas.
Isso porque existem ferramentas SaaS (Software as Service) que permitem que você mesmo crie facilmente sua loja em poucos passos. Essas empresas cuidam de toda parte técnica (como hospedagem e manutenção da plataforma) e você fica com a gestão do negócio.
Se for optar por uma plataforma desse tipo, certifique-se de avaliar as opções disponíveis e escolha por uma ferramenta que:
- Seja fácil e intuitiva, afinal, você não quer ter grandes trabalhos para construir a loja bonita e do seu jeito, certo?
- Tenha uma mensalidade acessível, já que você já terá outros tipos de gastos e precisa lucrar com sua loja
- Tenha os principais recursos, como um checkout simples, boa visualização no mobile, facilidade para cálculo do frete, integração com outras ferramentas, entre outras vantagens que você julgar necessárias para uma boa gestão.
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2- Personalize o seu site
Uma das grandes vantagens de criar uma loja virtual é a possibilidade de personalizar o seu site, ou seja, deixar com “a sua cara”. Nesse sentido, vale a pena criar uma identidade de marca, definindo um logotipo e uma paleta de cores, por exemplo.
Isso é muito importante para poder se diferenciar de seus concorrentes. A ideia é que o cliente se identifique com sua marca e lembre-se dela quando precisar de algum produto que você vende.
Vale a pena também trabalhar nas páginas internas do seu site. Você pode comunicar as principais notícias e ofertas da sua loja, criar banners interativos, um blog com artigos relacionados ao seu setor… enfim, o céu é o limite!
3- Atente-se aos meios de pagamento
Uma das tarefas primordiais para quem quer saber como vender pela internet é estudar os meios de pagamento. Você precisa encontrar alguma forma de receber o dinheiro do cliente. Para isso, são duas as principais alternativas:
- Meios de pagamento indireto: Nesse caso, geralmente usamos os gateways de pagamento, como o PagSeguro ou o Paypal. Essas ferramentas fazem a intermediação entre o cliente e a sua loja. Trata-se de uma opção mais fácil, porém com taxas maiores.
- Meios de Pagamento direto: Nessa opção, você poderá oferecer ao cliente o pagamento por cartão de crédito, boleto bancário ou depósito, por exemplo. No entanto, você precisará negociar diretamente com as redes adquirentes, o que torna o processo mais complexo.
4- Organize sua operação logística
O último ponto importante para vender pela internet é planejar sua operação logística. Uma vez que você conseguiu realizar as primeiras vendas, é preciso se organizar para enviar o produto ao cliente.
Os Correios são a principal opção dos lojistas. Certifique-se de que a plataforma que você usou para criar a loja virtual tem integração com os Correios. Se tiver, ela vai gerar automaticamente o valor do frete para o cliente – de acordo com a tabela de fretes dos Correios.
Você também pode optar por métodos personalizados de entrega, como é o caso das transportadoras ou serviços de motoboy, caso você vá vender apenas na sua cidade.
Como atrair mais clientes para sua loja virtual?
Agora que você já sabe como criar e estruturar uma loja virtual, é preciso pensar em estratégias para atrair clientes. Afinal, eles não vão encontrar a sua loja milagrosamente, certo? Algumas das ações que você pode tomar são:
1- Estude o seu público
Faça pesquisas para entender quem é o seu público-alvo. É importante saber características como faixa etária, localidade, gênero e estado civil, por exemplo. Muitos desses fatores podem ser descobertos por dedução, mas é sempre importante contar também com dados confiáveis.
Além de saber quem é o seu público, é preciso entender qual é o comportamento do seu cliente. Ou seja, como ele consome na internet, quais canais ele utiliza e como são seus hábitos online. Isso é fundamental para pautar suas estratégias de marketing e garantir que você vá atrair as pessoas certas para sua loja.
2- Aposte nas redes sociais
Não há como negar que gastamos a maior parte do tempo online em redes sociais. A todo o tempo estamos conectados em redes como Facebook, Instagram ou Twitter, por exemplo. Quem vende pela internet precisa utilizar isso ao seu favor.
Já falamos que elas podem ser utilizadas como canais de venda, mas também são muito propícias para atrair clientes. Você pode criar anúncios e divulgar sua marca nessas redes. Isso é fundamental principalmente para quem está começando e precisa fidelizar os primeiros consumidores.
Portanto, crie estratégias personalizadas para cada rede social e busque sempre levar as pessoas para a página da sua loja virtual.
3- Não tenha medo de investir em marketing
Existem diversos tipos de anúncios que você pode utilizar para divulgar a sua loja virtual. E, ao menos no início, você vai precisar desembolsar algum dinheiro para que mais pessoas vejam esses anúncios e acessem a sua loja.
O lado bom é que, se você criar boas ofertas e segmentar para o público correto, a tendência é recuperar todo o dinheiro investido em marketing com a venda de produtos (e ainda lucrar, claro).
Portanto, não tenha medo de investir em marketing. Você precisará testar diferentes canais, segmentações e públicos, o que pode fazer com que você gaste um pouco mais do que o esperado no começo. Mas não desanime: aos poucos você entenderá qual é o melhor canal e começará a fazer anúncios mais assertivos e que gerem um alto número de vendas!
4- Otimize sua conversão
De nada adianta você trazer um alto número de visitantes em sua loja virtual se eles não estão comprando os seus produtos. Prestar atenção na conversão de vendas é fundamental para sua estratégia.
Para isso, certifique-se que todas as informações da sua loja estão claras. Desde a página em que você conta a história da sua empresa até a descrição dos produtos: tudo precisa estar bem escrito e passar credibilidade.
Vale a pena também oferecer canais de atendimento como um chat online, por exemplo. Isso faz com que os possíveis clientes tirem dúvidas em tempo real e não deixem de comprar por não terem certeza sobre alguma informação.
Ter depoimentos de clientes e fotos de compradores satisfeitos também ajuda a criar credibilidade a sua loja e a convencer aquele visitante a efetuar a compra.
Ou seja, uma vez que seu público esteja visitando a sua loja, toda estratégia é válida para convencê-lo a finalizar uma compra.
Agora que você já sabe como vender pela internet, é hora de colocar a mão na massa! Aqui na Super Lojas temos um time de especialistas que está à disposição para te ajudar nesses primeiros passos. Entre em contato pelo nosso Whatsapp e comece agora a vender pela internet!