Como fidelizar clientes e vender mais

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Frequentemente, lemos e ouvimos que a fidelização de clientes é um dos segredos para negócios rentáveis. Isso se destaca principalmente em um mercado extremamente competitivo como o atual. Mas, afinal, por que encantar é tão importante? E como fidelizar clientes?

Fidelizar clientes e satisfazê-los com seus produtos e serviços são os melhores aliados que você pode ter. Eles promovem o famoso “marketing boca a boca”. Isto é, fazem propaganda e dão indicações de seu empreendimento para outros consumidores – e gratuitamente! Os clientes fidelizados compram regularmente e, em geral, gastam mais do que aqueles consumidores que ainda não conhecem a sua empresa. Portanto, com uma vasta carteira de clientes fiéis, você pode aumentar o seu faturamento e ainda realizar previsões mais seguras de seu orçamento.

Como fidelizar clientes com ideias fáceis e rápidas

Claro, o ponto de partida para qualquer empreendimento é oferecer produtos e serviços de alta qualidade por preços justos. Tente ser o mais fidedigno possível em propagandas e ofertas. Para conquistar a confiança dos consumidores e futuramente fidelizá-los, é importantíssimo compreender suas urgências e buscar soluções para seus problemas antes de pensar nas vendas.

No caso dos e-commerces, por exemplo, é interessante disponibilizar e-books, artigos e tutoriais que possam auxiliar os consumidores com alguma dificuldade. Dessa maneira, no momento de uma compra, o consumidor logo lembrará de sua empresa e de seu empenho em ajudá-lo. Lembre-se: seja sempre solicito e espontâneo no atendimento.

Se você deseja fidelizar clientes e que eles consumam continuamente, você precisa conhecer profundamente os seus consumidores. Perfis socioeconômicos, áreas de atuação, cargos nas empresas em que trabalham, canais de compra de preferência, gostos e predileções. Todas essas informações são fundamentais para entender as necessidades dos clientes. São também as melhores ocasiões para você oferecer seus serviços e produtos. Desde que não sejam invasivos e inoportunos, formulários, e-mails, telefonemas e abordagens via internet e pessoalmente são artifícios relevantes para obter os dados pretendidos.

Faça seus clientes se sentirem especiais

Os clientes comprometidos com seu empreendimento e que te asseguram retorno financeiro merecem o devido reconhecimento. Proporcione aos seus melhores clientes vantagens como entregas mais rápidas, frete grátisbrindes, garantias estendidas, descontos e programas de fidelidade. Por fim, não se esqueça de ouvir atenciosamente todas as reclamações e sugestões de seus clientes. Trabalhe duro para que os contratempos e erros sejam resolvidos rápida e definitivamente.

Cliente fiel é dinheiro no bolso

Uma vez que essas práticas forem adotadas, o cliente terá em sua marca uma referência para os produtos ou serviços que você oferece. Assim, além das já citadas indicações que ele fará para sua empresa, ele terá sempre um lugar preferido para comprar. Isso dá uma segurança financeira maior para o seu negócio.

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