Como criar um código de barras?

Atualmente, as tecnologias simplificam e dinamizam. Há diversos aplicativos atualmente que possibilitam essa facilidade. Vejamos o Uber, por exemplo: basta poucos toques para que você seja transportado com segurança até seu destino por um motorista qualificado. Ou vejamos o Ifood com poucos toques você recebe a sua comida favorita do seu restaurante favorito, e ainda tem desconto. Mas, no meio dessa simplicidade toda, ainda há alguns conceitos considerados complicados. Um dos tópicos que talvez assuste a maioria das pessoas é em respeito ao código de barras, que, embora simples de se usar, é um pouco complicado de se entender. 

O que é código de barras?

Basicamente, o código de barras é uma representação gráfica de uma numeração atribuída a um produto. Esse número é como se fosse um RG, pertencente ao produto, que serve para identificá-lo e representá-lo. E essa numeração é feita através do código binário (que representa todos os números usando somente 0 e 1). Assim, cada barra representa um dos números, formando, portanto, sequências de tiras brancas (0) e pretas (1), podendo ser largas ou magras.

Cada conjunto de números representa algo. Ao todo são 13. O primeiro número da esquerda representa o tipo de código que será lido. Os próximos 5 números são o número do fabricante. Depois, os outros 5 números são o código do produto. E por fim, o último número da direita é um verificador, usado para averiguar o código todo. Um detalhe curioso é que o segundo grupo de números sempre começa com número ímpar, enquanto o terceiro grupo começa com número par. Assim, mesmo de ponta-cabeça, o leitor consegue ler o código.

Para gerar o código de barras para uso é muito simples: basta acessar o Cadastro Nacional de Produtos (CNP), solicitar o acesso, fazer o cadastro, pagar a taxa de inscrição e de cadastro e começar a gerar o código de barras. Além disso, é necessário ter uma impressora comum para fazer a impressão da imagem do código. 

Na Super Empresa, todas as suas dúvidas são tratadas de forma prática e veloz. Com cerca de 1500 clientes ativos distribuídos por todo o estado de São Paulo, nós te ajudaremos com a emissão de notas e cupons fiscais, com o equipamento SAT, com sites próprios na internet e muito mais. Entre em contato conosco e saiba mais.


Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *