Como Configurar Certificado Digital no Celular

O que é certificado digital

O certificado digital é um documento eletrônico que serve como autenticador virtual. Dentro dele existem informações como o CNPJ, razão social da empresa, chaves de segurança e validade de uso. Em outras palavras, o certificado digital funciona como se fosse uma assinatura (só que digital ?).

Quando uma nota fiscal eletrônica é emitida, a SEFAZ precisa ter uma garantia que a aquele documento realmente está sendo enviado pela empresa informada. E é ai que o certificado digital entra em ação! O sistema emissor utiliza o certificado para assinar o arquivo xml antes de enviar para a SEFAZ, garantindo que o documento é autêntico e seguro.

Quais são os modelos

O certificado digital pode ser adquirido em basicamente dois formatos: Modelo A1 e modelo A3. Ambos possuem a mesma finalidade mas contam com uma pequena diferença: Seu formato de armazenamento.

O modelo A1 é um arquivo que ficam instalado e armazenado diretamente em um computador. Sua validade é de um ano.

O modelo A3 fica armazenado dentro de uma mídia física, que pode ser um Token ou um Smartcard. Sua validade é de um, dois ou três anos.

Para fazer a emissão de notas em uma plataforma online, como o Super Gestão, é necessário que o seu certificado seja do modelo A1. Logo abaixo você vai entender melhor o motivo da exigência desse modelo. Caso ainda não possua um certificado digital, é possível adquiri-lo com uma empresa certificadora como a Serasa ou Certisign.

Um dos grandes diferenciais do sistema Super Gestão, é que você consegue emitir sua nota fiscal eletrônica até mesmo pelo celular! Só precisa estar conectado à internet para conseguir acessar o sistema. Todo o controle estará disponível na palma da sua mão, te acompanhando para onde você for.

Mas por que o modelo A3 não dá certo?

Se o certificado digital fosse um Token (modelo A3), não seria possível conecta-lo ao seu celular já que a conexão USB dessa mídia não é compatível com os smartphones. Isso faria com que você só pudesse emitir a nota lá naquele computador tradicional, dentro do seu escritório.

Como configurar o certificado digital para emitir notas fiscais

Agora que você já sabe as razões para ser ter um certificado digital no modelo A1, vamos te mostrar como configura-lo no sistema emissor de notas fiscais, o Super Empresa Online!

1. Acesse a plataforma app.supergestao.online e faça login com a sua conta.

2. No canto superior direito, clique no nome do seu usuário e depois em Dados Cadastrais.

3. Role a página para baixo até encontrar a seção Dados para Emissão Fiscal e depois Certificado digital.

4. Informe a senha do arquivo no campo especificado e depois clique em Carregar certificado.

5. Vá até o diretório onde o arquivo se encontra, selecione ele e clique em Abrir.

6. Caso a senha esteja correta e o seu certificado esteja dentro da validade, o sistema irá reconhecer a razão social e a validade do arquivo. Lembre-se de clicar no botão Salvar para finalizar a configuração.

A partir de agora o seu sistema está apto a assinar as notas fiscais! Caso não saiba por onde começar, recomendamos a leitura do nosso guia Como emitir a Nota Fiscal Eletrônica. Se preferir também temos nossos canais de suporte, é só chamar a gente no chat que um dos técnicos vai te acompanhar na sua emissão e tirar suas dúvidas !