As novas tecnologias têm mudado radicalmente os modelos de negócio em todo o mundo, e para conseguir sobreviver no mercado competitivo, é necessário se adaptar. Os avanços nos processos de produção, marketing, comunicação e suporte transformaram todos os setores e andam lado a lado com os desejos e a satisfação dos clientes. Quanto maior e melhor a oferta, mais exigente se torna o consumidor.
Nesse contexto, é importante estar sempre atento às inovações e às tendências do mercado. Algumas mudanças no comportamento do público já podem ser notadas e essas informações são importantíssimas para nortear as estratégias do seu negócio para o futuro.
1. Não é o café nem a cafeteira que vende, mas sim a experiência de tomar café
Hoje a importância dada pelo cliente à experiência de consumir um produto ou serviço, tem crescido exponencialmente e muitas vezes chega até a ser maior que o desejo pelo produto em si. Nesse sentido, as barbearias atuais, por exemplo, têm mesas de sinuca, vendem cervejas e contam com ambientes customizados. O foco não está mais no cabelo cortado ou na barba feita, mas em toda a experiência que o cliente terá.
2. Tenha ideias diferentes, pense fora da caixa
Já falamos nesse blog sobre iniciativas disruptivas, que têm potencial de quebrar paradigmas e remodelar toda a economia de um setor. Essas ideias se baseiam nas mudanças de comportamento observadas, aproveitam o surgimento de novas tendências e o mais importante: começam a influenciar, direta ou indiretamente, as atitudes dos clientes.
Temos os casos do Uber e da AirBnb, ambas gigantes do setor. O Uber é a maior empresa de táxi do mundo sem ter nenhum veículo registrado em seu nome; o AirBnb é a maior hoteleira do mundo sem construir nem comprar um único imóvel. Empresas que nasceram de ideais inovadores e simples, porém geniais.
3. Entenda seu cliente
Alcançar os clientes se tornou uma tarefa mais viável – mas, ao mesmo tempo, mais concorrida. Da mesma forma que sua empresa pode atingir um público mais amplo, seus concorrentes também podem. Nessa disputa, sai na frente quem entende melhor as preferências e peculiaridades de cada cliente.
Pesquise, pergunte, visite, converse, escute seu cliente. De uma insatisfação pode sair matéria prima para a construção de uma ideia revolucionária. O Waze (aplicativo para celulares com mapas atualizados por GPS que escolhe sempre a rota com menor tráfico) surgiu da necessidade de chegar antes no destino; o Netflix nasceu quando o fundador Reed Hasting pagou uma multa de U$ 40,00 por ter atrasado a devolução do filme “Apollo 13” à rede de locadoras Blockbuster (que atualmente encerrou suas atividades).
4. Valorize os seus clientes fiéis
Possuir uma clientela que seja fiel ao seu serviço é um dos maiores diferenciais que se pode ter no mercado atual. Se, de todas as opções de comércio, o seu cliente escolhe sempre você, é sinal de que ele tem grandes chances de continuar indo até seu negócio.
Com isso, agradar o seu cliente fiel faz com que ele fique ainda mais comprometido com sua empresa, te destacando do mercado todo. Se você tem uma cafeteria, por exemplo, e é simpático com aquele cliente que toda manhã toma café ali, ou mesmo oferece descontos exclusivos pra ele e brindes, a chance de ele permanecer comprando com você aumenta e muito.
As grandes marcas não necessariamente precisam se ater a esses comportamentos, visto que a própria marca vende por si só e a qualidade do produto muitas vezes se destaca (como Starbucks e Nespresso, por exemplo). Contudo, muitas marcas são conhecidas por justamente serem prestativos para com seus clientes, especialmente os mais fiéis (Apple e Dell, por exemplo).
Portanto, trate bem seu cliente e valorize-o por comprar com você, e assim ele voltará sempre que puder.
5. Melhore seu produto, mas não perca a essência
Se você vende um produto (seja um serviço prestado, seja um item comercializado), sabe que quanto melhor ele for, mais clientes conseguirá atrair. Isso vale para praticamente qualquer modelo de negócio, em especial os relacionados à alimentação (como padarias) e a serviços (como mecânica).
Contudo, mudar demais o seu produto pode ser um tiro no pé, até mesmo se for para a melhor. Independentemente da qualidade de uma refeição no McDonald’s, o número de vendas é alto se comparado com outras hamburguerias.
O segredo é alcançar uma qualidade específica para seu produto e nela permanecer, fazendo algumas melhorias quando necessário. Assim, aquilo que você vende será único e distinguível, mesmo que em meio a vários outros produtos distintos.
Portanto, foque em melhorar seu produto até o momento que seja possível apenas manter esse nível.
6. Seja compreensivo em momentos de conflito
Desentendimentos podem acontecer a qualquer momento, com qualquer um. E lidar com o público geral exige uma pré-disposição para possíveis conflitos, por mais cauteloso que você tente ser. Principalmente em ocasiões em que você não fez nada de errado com seu cliente, é importante pensar muito antes de agir.
Na hora da discussão ou no calor do momento, busque manter a postura o máximo que conseguir, evitando agir como a outra pessoa. Isso não só te ajuda a sair do problema com mais facilidade, como também depois deixa claro ao seu cliente que você sabe manter a calma e é tolerante.
Além disso, reagir de modo agressivo tende a ser comprometedor ao empresário, uma vez que isso pode ser usado a favor do cliente, criando situações embaraçadoras. Portanto, saiba lidar com situações estressantes e, por pior que esteja, fuja de atacar seu cliente.
7. Tenha variedade sem comprometer a praticidade
Em um comércio, ter várias opções possibilita um alcance maior de clientes e, consequentemente, um número maior de vendas. Contudo, muitas opções acabam por confundir seus possíveis clientes, evitando assim uma venda ou mesmo a venda do produto mais indicado para a pessoa.
Porém, vender somente um único produto tende a ser problemático também, já que é difícil atender ao gosto pessoal e disponibilidade financeira de cada um de uma única vez. Portanto, achar o equilíbrio entre opções disponíveis e quantidade é fundamental para um bom negócio.
Vide a Apple, por exemplo, que faz atualizações praticamente anuais de seu único modelo de celulares, o iPhone. Nesse caso, temos uma quantidade atrelada a apenas um produto. Em contrapartida, a Samsung possui vários modelos de celulares diferentes a partir de sua linha Galaxy, variando preços (de mais caro para mais acessível) e produtos (de mais simples e prático para mais desempenho e performance).
Portanto, varie sua linha de produtos, mas sem perder de vista a praticidade e a ideia de que seu cliente não pode se sentir confuso na hora de comprar de você.
8. Atenda seu cliente em residência, se possível
Desde a pandemia, o atendimento domiciliar passou a ser visto como algo necessário, uma vez que as pessoas não mais saíam às ruas para comprar. Com isso, o delivery se tornou uma das principais modalidades de compra e venda.
Em especial, o iFood e o MercadoLivre foram algumas das empresas que mais se destacaram, visto que a entrega de comida e mercadorias não parou (na verdade, até mesmo aumentou).
Portanto, se for possível para o seu negócio, tente atender seu cliente em casa, seja através de delivery, seja prestando um serviço. Isso dependerá, claramente, com o que você trabalha e como.
Um petshop, por exemplo, pode atender na casa do cliente, caso possua uma estação móvel para isso.
9. Faça parcerias com outras empresas
Lidar com a concorrência é uma tarefa árdua, ainda mais se pensarmos em empresas maiores que o negócio que administramos. Contudo, nem sempre é necessário pensar em outros empresários como concorrentes diretos, e sim como pessoas que também possuem seus ganhos, dificuldades e clientes.
Com esse ponto de vista, fazer parcerias com outras empresas pode ser vantajoso, além de perfeitamente possível. Alguém que faz bolos profissionais e caros, por exemplo, pode se aliar a um confeiteiro de bolos mais simples, e ambos podem indicar clientes entre si.
Pense assim: muitas vezes, pessoas interessadas no seu produto podem não saber exatamente o que desejam ou o que você realmente vende. Nesse momento, uma venda é perdida. Mas, se pensarmos que outras empresas passam pela mesma situação, seria interessante se alguém te passasse esse cliente em potencial.
Assim, você não só ganha clientes que talvez nem tivesse, como também consegue alianças e amizades dentro do mundo empresarial, que podem até mesmo te auxiliar em momentos difíceis. No fim, todos ganham.
10. Invista em marketing digital
Marketing sempre foi uma abordagem necessária para uma empresa se destacar, até antes da era digital. Entregar panfletos e cartões, depender do “boca a boca”, utilizar outdoors, propagandas na TV aberta, tudo isso era feito para trazer o cliente ao negócio.
Agora, na era digital, isso é mais que necessário, embora diferente que antes. Plataformas como o Google e o Google Ads fazem com que o seu site ou sua loja virtual apareçam em primeiro lugar nas pesquisas (através de pagamentos, claro). Antes se pagava para alguém entregar panfletos para você, agora se paga para influencers de Instagram falarem bem do seu negócio.
Portanto, investir no marketing digital é uma ótima maneira de agregar novos clientes e um lugar no mercado. Contudo, lembre-se que é necessário investir nisso, isto é, pagar por esses serviços, e a maioria não é barata e rápida, exigindo paciência e renda. No final, os restos compensam e muito.
11. Situe seu negócio em um lugar atraente
Toda empresa de sucesso está em um lugar conhecido e de fácil acesso. Situar a estrutura do seu negócio em um ambiente apropriado é mais que fundamental, visto que definirá não só quem virá até você além de definir como virá até você.
Uma padaria situada no meio de um bairro afastado chamará a atenção, uma vez que está localizado ao alcance de todos os moradores e por estar em um local às vezes sem opções ou mesmo com poucas opções. Isso torna possível uma proximidade maior com seu cliente ideal.
Agora, situar uma loja de roupas caras e importadas em meio à uma área escolar não agregará para o negócio, já que a maioria das pessoas que ali residem e transitam podem não se interessar pelo que você vende, ou sequer notar sua empresa.
É válido pensar também que abrir uma escola em uma zona escolar é acertado no quesito clientes, mas arriscado no quesito concorrência. Portanto, busque localizar sua empresa não só em um lugar que faça sentido para sua estratégia comercial como também para que seu cliente te ache facilmente.
Deste modo, alguém que queira comprar roupas importadas não procuraria em uma área escolar (além da dificuldade de se chegar lá em momentos de entrada e saída das escolas). Já uma padaria de preço acessível seria mais acertada, visto que os estudantes não andam com muito dinheiro e gostam de consumir pães e doces.
12. “Venda o que ninguém nunca vendeu”
Pode parecer clichê, mas vender o que nunca foi vendido é o que mais te ajuda na hora de se destacar no mercado todo. Desde uma comida diferente, um livro diferente, um programa de computador diferente, o foco está em fazer algo inovador e funcional. E como fazer isso?
Primeiro, é preciso entender a mente do seu cliente em potencial. Não basta apenas pensar no que vender, mas também pensar em como vender. A Tesla, por exemplo, se tornou uma gigante do ramo automotivo não por somente vender carros de qualidade, mas em toda sua estratégia de venda, incentivo e marketing.
Logo, não é apenas vender algo diferente, mas de modo diferente. O café existe e é comercializado há séculos, mas a Starbucks se destaca atualmente nesse meio. Seja pela temática das lojas, pelo copo diferenciado, pelo preparo exclusivo do café, pela opção de escolher colocar qualquer nome no pedido e ser chamado por este, tudo isso agrega na hora da venda. Retomando o último ponto, a experiência não é mais apenas tomar café, mas inventar um nome engraçado para então tomar seu café.
Portanto, pense em um produto ou serviço que você percebe que as pessoas sentem falta, e invista nisso. Pode até mesmo ser algo que você sente falta, ou que gostaria que houvesse para você consumir. Assim, você vende algo possível, desejado e inusitado.
13. Tenha um sistema de gestão
Gerenciar uma empresa é mais que fundamental, ainda mais quando se deseja estar entre os melhores do mercado. Desde controlar seu estoque até organizar suas despesas mensais, ter uma boa gestão empresarial garante que sua empresa sempre esteja preparada e lucrando.
Contudo, fazer isso na mão e no papel é não só ultrapassado como também falho, já que erros podem acontecer facilmente. Anotar um valor errado, errar uma conta importante, perder as anotações, tudo isso pode acontecer.
Com um sistema de gestão, isso já não acontece. Além de ele ser virtual e salvar seus dados na nuvem, há também diversas ferramentas à sua disponibilidade. Relatórios da relação de custo e venda dos produtos, cálculo rápido de impostos sobre produtos a serem vendidos, informações sobre os fornecedores, cadastro completo de clientes, tudo isso pode ser facilmente acessado e editado.
Portanto, possuir um sistema de gestão ajuda a sua empresa a se destacar no mercado. Ser organizado no mundo empresarial é ser bem-sucedido. Com os sistemas da Super Empresa, você consegue fazer tudo isso e muito mais. Para conhecer, clique aqui e saiba mais.