Disrupção: pense diferente e conquiste muitos clientes

[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″ global_colors_info=”{}”][et_pb_row _builder_version=”4.14.7″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” width=”100%” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”4.14.7″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” global_colors_info=”{}”]

Grandes empresas não existem por acaso. De uma forma ou de outra, elas aproveitaram algum momento oportuno no cenário socioeconômico do planeta e apresentaram seus produtos ou serviços como soluções para a sociedade em determinado momento.

Isso não quer dizer que essas instituições são intocáveis e que os negócios são infalíveis. Quantas grandes empresas já não quebraram? E, se corporações gigantes se enfraquecem até não existirem mais, como as pequenas podem sobreviver?

Um conceito que atualmente vem sendo muito usado nos ajuda a entender essa questão:  a disrupção.

 

O que é disrupção?

Por definição, é uma ideia, uma novidade que tem potencial para abalar e causar mudanças drásticas na estrutura de determinado mercado. Geralmente, essas ideias são mais acessíveis, mais simples e menos burocráticas do que os serviços já existentes.

 

Quais empresas criaram inovações disruptivas?

Podemos tomar como exemplo empresas de muito sucesso atualmente e que surgiram com ideias completamente ousadas. Ao criar uma ferramenta que põe em contato donos de imóveis e pessoas procurando hospedagem, o Airbnb trouxe um serviço inovador na área de acomodações.

Os preços e prazos são definidos pelos usuários e as opções são ilimitadas. Por que ficar em hotéis, pousadas ou assinar contratos de aluguel quando você pode escolher o local perfeito com o preço que você pode pagar?

Outro bom exemplo é a Uber. Ter na palma da mão a possibilidade de chamar um carro a qualquer momento e a um preço mais acessível que os táxis tradicionais, fez com que a empresa crescesse exponencialmente desde sua fundação. Quem não quer um serviço melhor, mais barato e que traga facilidades no dia a dia?

Serviços de streaming como a Netflix e o Spotify também surfam na onda da disrupção por terem criado formas de acesso a conteúdos audiovisuais que não dependem de mídias físicas. Tudo o que você precisa é fazer uma assinatura e ter acesso à internet. Não precisa mais comprar um aparelho de CD, DVD ou Blu-Ray e muito menos os discos em si.

 

Como posso me inspirar nessas empresas?

A ideia de melhorar os produtos e serviços deve sempre ser o motor de qualquer empresa. Porém, analisar um contexto específico para aproveitar o melhor momento e buscar inovações pode ser o grande segredo para ter um crescimento constante.

Da mesma forma que há exemplos de grandes mercados que se tornaram obsoletos após o surgimento de concorrentes inovadores, existem casos de tentativas frustradas de mudança.

Por isso, é essencial que sua empresa esteja sempre de olho em novas tecnologias e tendências buscando sempre estar atualizada. Nem sempre é possível mudar completamente o cenário mundial de determinado mercado, mas é necessário conhecer a fundo o contexto e as possibilidades de evolução.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]


Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *